‘Humanização’, autonomia e inovação são dicas dos escritores que participaram do V Encontro

O debate promovido pelo painel  “Produção e comercialização de livros no Brasil”, realizado nesta sexta-feira (3) na sede da APVE, apontou um mercado promissor, mas que exige dos escritores uma nova postura ante os desafios impostos principalmente pela nova geração de leitores, que nasceu conectada às mídias digitais.  A mesa-redonda fechou o primeiro dia do V Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação.

Participaram do debate Claudius D’Artagnan C. Barros (Propar), Ozires Silva (reitor da Unimonte e Ânima Educação), Edvaldo Pereira Lima (professor na USP), Carlos Daróz (historiador, escritor, professor e oficial de artilharia do Exército Brasileiro) Leandro Casella (jornalista, fotógrafo e escritor de aviação) e Rudnei Dias da Cunha (professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisador, fotógrafo e escritor) participam da mesa-redonda ‘Produção e comercialização de livros no Brasil’.

Narrativas ‘humanizadas’, autonomia na produção, inovação e persistência são alguns dos conselhos dos profissionais que participaram do painel.

Também nesta sexta-feira aconteceu o painel “As mulheres no setor aeroespacial”, que contou com Mariana Luz (diretora superintendente do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa), Solange Galante (jornalista de aviação),  cmte. Luciana Carpena Medeiros (comandante da Azul Linhas Aéreas), Major Eng. Thaís Franchi Cruz (engenheira eletrônica e de ensaios em voo -DCTA/IFI), Dra. Thelma Krug  (doutora de estatística espacial no INPE) e Marina Ribeiro  (bacharel em aviação civil e estudante do curso de piloto privado).

O painel mostrou a trajetória de sucesso das seis profissionais, que falaram sobre os desafios de suas profissões , sobre os obstáculos que enfrentaram e os desafios ainda impostos por conta da questão de gênero no setor aeroespacial.

Veja nesta galeria de fotos alguns momentos dos debates promovidos nesta sexta-feira e também cenas da feira de livros e da exposição de obras do artista e engenheiro Hans Swoboda (1910 – 1997).

O  V Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação continua ao longo deste sábado, conforme aprogramação abaixo.

Das 10h às 11h
Palestra: A exploração espacial – aplicabilidade, satélites e a sua importância para o desenvolvimento do Brasil

Palestrante:
Dra. Leila Maria Garcia Fonseca – coordenadora-geral de observação da Terra do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Mais informações: A tecnologia espacial e o desenvolvimento do Brasil

Das 11h30 às 13h
Painel: Vants e drones, inserção no espaço aéreo, regulamentação e formação de pilotos, importância e ética na aplicabilidade
Mediador: Cláudio Passos Simão – engenheiro aeronáutico

Participantes:
Eng. Dimas Douglas Tomelin – diretor de Inteligência de Mercado da Embraer
Nei Brasil – CEO da FT Sistemas
Diego de Matos Monteiro – professor dos cursos de pós-graduação e graduação na ETEP Faculdades
Horácio Aragonez Forjaz – conselheiro SAE Brasil
Ailton José de Oliveira Jr e Rafael Gasparini – ANAC
Mais informações: (consegue colocar alguma coisa do texto que o Passos enviou no blog para não ficar sem link???)

Das 14h30 às 16h
Painel: Pilares do desenvolvimento aeronáutico: Indústria, ensaios em voo, certificação, investigação e experiências da aviação comercial
Mediador: Prof. Donizeti de Andrade, Ph.D. – DCTA/ITA
Participantes:
Cmte. Luiz Otávio Cristo Cabral – Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (ABRAPAC)
Cel.Av. César Augusto O’Donnel Alván – diretor do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI)
Cel. Av. Roberto Fernandes Alves – vice-chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA)
Dr. Celso Braga de Mendonça – engenheiro de aeronáutica, ITA
Cap. Eng. João Otávio Falcão Arantes, M.C. – engenheiro de aeronáutica, ITA – IFI
Mais informações: Pilares do desenvolvimento aeronáutico

 

Leave a Reply