IV Encontro

Confira como foi o evento realizado nos dias 11, 12 E 13 DE AGOSTO DE 2016, NA APVE.

Vídeos

Abertura

Versão de 5 minutos

Versão de 30 Minutos

Programação

11 de agosto – quinta-feira

20h00

Evento oficial de abertura do Encontro

(necessário convite)

12 de agosto – sexta-feira

Das 14h00 às 15h30

Painel: Sistemas Aeroespaciais Embarcados: desafios

(CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE)

Mediador:

Dr. Leonel Fernando Perondi – Diretor do INPE

Painelistas:

Shirley Marciano – Jornalista especializada Sindicato de C&T
Eng. Mário Niwa – DCTA/IFI
Eng. Carlos de Oliveira Lino – INPE/LIT

Saiba mais

Dr. Leonel Fernando Perondi – Diretor do INPE

Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), graduado em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mestre em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo INPE e doutor em Física Teórica pela Universidade de Oxford, na Inglaterra. Natural de Caxias do Sul (RS), ingressou no INPE em 1981 para atuar na área de materiais e sensores. Até 1989, desenvolveu trabalhos em teoria de dispositivos fotovoltaicos, projeto e fabricação de painéis solares e qualificação de fornecedores para a área espacial.

Das 16h30 às 17h30

Palestra: O DNA do Futuro da Aviação

(CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE)

Eng. Ozires Silva

Saiba mais

Eng. Ozires Silva

Nasceu em Bauru, 8 de janeiro de 1931. É Coronel da Aeronáutica e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Destaca-se por sua contribuição no desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira. Capitaneou a equipe que projetou e construiu o avião Bandeirante. Liderou, em 1969, o grupo que promoveu a criação da Embraer, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo. Deu início à produção industrial de aviões no Brasil. Presidiu a empresa até 1986, quando aceitou o desafio de ser presidente da Petrobras, onde atuou até 1989. Em 1990, assumiu o Ministério da Infraestrutura e, em 1991, retornou à Embraer, desempenhando um papel importante na condução do processo de privatização da empresa, concluído em 1994.

Também atuou como presidente da Varig por dois anos (2000-2002).

Criou em 2003 a Pele Nova Biotecnologia em Ribeirão Preto, primeiro fruto da Academia Brasileira de Estudos Avançados, empresa focada em saúde humana cuja missão é a pesquisa, desenvolvimento e produção de tecnologias inovadoras na área de regeneração e engenharia tecidual. Ozires Silva também faz parte de uma série de Conselhos e de Associações de Classe. Em 18 de novembro de 2008, a Unimonte apresenta à sociedade Ozires como seu novo reitor.

13 de agosto – sábado

Das 10h00 às 11h00

Palestra: Projeto da Aeronave Anequim – UFMG

(CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE)

Cmte. Gunar Armin Halboth e André Lefèvre Goldenstein

Saiba mais

Cmte. Gúnar Armin Halboth

49 anos de idade, cerca de 15.000 horas de voo, tirou licença de piloto de planador aos 16 anos e hoje é piloto de linha aérea e instrutor de avião, piloto comercial e instrutor de helicóptero. Já voou em diversas empresas aéreas no Brasil, China e na Inglaterra.

Voou mais de uma dezena de diferentes jatos de pequeno, médio e grande porte, inclusive da Embraer (ainda qualificado).

Foi campeão brasileiro de acrobacias aéreas em duas oportunidades na categoria avançada e uma vez na geral.

Possui 9 recordes mundiais de velocidade (5 em fase final de homologação) respectivamente 4 no CEA 308 e 5 no CEA 311 Anequim.

André Lefèvre Goldenstein

André Goldenstein, 24, está cursando o 5º ano de Engenharia Aeroespacial na UFMG. Estagiou na EMBRAER na fase 3 do PEE 23 e agora em Anteprojetos.

No Projeto Anequim participou das etapas finais de construção e atuou como equipe de solo durante os ensaios em voo e os recordes da aeronave. Ainda no Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA) da UFMG atuou em outros projetos como a otimização de trajetória e modificações em aeronave que venceu o campeonato de corrida aérea da Red Bull Air Race.

Além de estudante de engenharia, detém as licenças PC, Multimotor e IFR de aviões, voa planadores e atua esporadicamente como copiloto de um jato Cessna CJ2.

Das 11h30 às 13h00

Painel: A Indústria Aeroespacial Brasileira: características

(CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE)

Mediador:

Eng. Walter Bartels – Presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB)

Painelistas:

Eng. Ramiro Brasil – FT Sistemas S.A., fabricante de ARPs (drones)
Eng. Ney Pasqualini Bevacqua – Winnstal, fabricante de peças aeronáuticas
Prof. Wellington Rios – FATEC SJC, formação de profissionais
Eng. Graciliano Campos – Novaer, fabricante de aviões em fibra de carbono

Saiba mais

Eng. Walter Bartels – Presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB)

Eng. Walter Bartels Diretor-Presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB). É Engenheiro Aeronáutico, graduado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, São José dos Campos (1963), e Engenheiro Navegante de Ensaios de Voo pela École du Personnel Navigant D’Essais et Recèption, Istres – França (1969).

Com uma experiência profissional de mais de 55 anos no setor aeroespacial, iniciou sua carreira em 1964, como Engenheiro de Ensaios em Voo no Centro Técnico Aeroespacial – CTA, além de professor visitante do ITA, ocupando, em sequencia, as Chefias do Túnel Aerodinâmico e da Divisão de Ensaios em Voo. Em 1976 ingressou na EMBRAER – Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A, como Gerente da Divisão de Engenharia Aeronáutica; em 1980 foi o representante na Itália pela Embraer na Gerência Técnica e de Programa do Projeto AMX. A partir de 1986 foi Diretor Adjunto Técnico e em 1989 foi Diretor de Programas e Contratos Governamentais, com responsabilidade pelos Programas AM-X, Tucano França, Tucano Egito, CBA- 123, SIVAM e AL-X até 1996.

Ocupa a posição de Diretor nos Departamentos de Competitividade e Tecnologia, e de Defesa e Segurança da FIESP, é Conselheiro do International Coordinating of Aerospace Industries Associations, entidade de classe virtual cujos membros são Brasil, Canadá, Estados Unidos, Europa, Japão e Rússia, o qual se relaciona com a Organização da Aviação Civil Internacional, ligada a ONU, e membro do Conselho Técnico da Associação de Comércio Exterior do Brasil.

É Diretor Presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil, entidade nacional de classe sem fins lucrativos que congrega e representa as empresas brasileiras do setor aeroespacial, promovendo e defendendo seus interesses e objetivos comuns, tanto no país, como no exterior, tendo sido eleito em 1995 cumprindo atualmente o seu sexto mandato.

Das 14h30 às 16h00

Painel: Aspectos da Aviação Certificada e Experimental

(CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE)

Mediador:

Professor Donizeti de Andrade, Ph.D. – ITA

Painelistas:

Eng. Marcus Vinícius Ramalho de Oliveira – Embraer
Eng. Nelson Eisaku Nagamine – Gerente de Engenharia e Produto da ANAC
Maj. Eng. Artemio Relvas de Almeida – Instituto de Fomento de Coordenação Industrial, IFI – DCTA
Eng. Mec-Aer Celso Faria de Souza – Project-Air Engenharia Ltda.

Saiba mais

Prof. Dr. Donizeti de Andrade – Professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Engenheiro de Aeronáutica (ITA, 1983), Mestre em Engenharia Aeronáutica (ITA, 1987), Master of Science in Aerospace Engineering (Georgia Tech 1992), Doctor of Philosophy (Ph.D.) (Georgia Tech 1992), Aviation Safety Specialist (University of Southern California 2002), MBA (ITA-ESPM 2003). Responsável pela concepção e implementação e coordenador executivo dos Cursos de Especialização e de Mestrado Profissional em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada do ITA. Membro Efetivo da Comissão de Especialistas para a Reforma do Código Brasileiro de Aeronáutica junto ao Senado Federal (junho 2015 a abril 2016).

Fotos