Marina Frazão lança livro durante encontro na APVE

A escritora Marina Frazão  fará o lançamento do seu mais recente livro -“Pelos Caminhos do Céu e da Terra”- durante o V Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação, nos dias 2 e 3 de junho, na sede da APVE, em São José dos Campos.

Inspirada e sua própria trajetória, Marina narra no livro a história de um homem que viveu para a sua profissão e para o cumprimento do seu dever com a Força Aérea Brasileira, e de sua mulher, que o acompanhou em momentos de glórias e lágrimas, às vezes querendo ficar, em outras desejando partir ao lado dele.

Uma história semelhante à de tantos outros militares e suas famílias, que enfrentam alegrias e frustrações, orgulho e tristeza, saudade e apreensão. A vida dos que colocam a Pátria acima de tudo.

À esq., capa do livro “Pelos Caminhos do Céu e da Terra”, da escritora Marina Frazão (foto à dir.)


Na orelha do livro, a escritora Marina Frazão explica bem o que a motivou a escrever este livro:

Quando me apaixonei pelo então Ten.Cel.Av. Pedro Frazão de M. Lima me apaixonei também pela Força Aérea Brasileira. Não foi o charme da farda ou das acrobacias aéreas que me encantou. Sim, eram bonitas. Mas havia muito mais.

Logo passei a ver a FAB no seu papel social, no atendimento à saúde das mais longínquas populações, à comunicação, ao transporte de alimentos em situações de escassez em um povoado ou em uma cidade. Ao longo dos anos acompanhei o desenrolar de missões arriscadas de salvamento. Vi a ação da FAB na Amazônia, o extraordinário desempenho de suas tripulações enfrentando o cansaço, o perigo, as mais adversas condições de voo para levar meios de vida ou de trabalho a missões religiosas, tribos indígenas, regimentos de fronteira.

Vivendo nesse ambiente de integração e patriotismo, muito aprendi sobre o Brasil, o povo e o território. Aprendi sobre valores humanos, sacrifícios, abnegação.

Entendi que o militar está longe de ser a figura truculenta que alguns meios de propaganda divulgam. Na terra, no ar ou no mar são homens e mulheres que colocam suas vidas à disposição para a defesa da Pátria. E a Pátria somos nós, eu, você, o governante, o dono da padaria da esquina, o índio do Xingu, o cortador de cana, o dono da fábrica de papel…  Podemos considerá-los nossos “anjos da guarda”, providos de asas… mas também de canhões, para qualquer emergência!”

 

SERVIÇO

O que: Lançamento do livro Pelos Caminhos do Céu e da Terra, de Marina Frazão (Editora Somos)
Onde: V Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação, na APVE, Alameda Cândido Marciano Leite, 88, em São José dos Campos (SP)
Quando:  Dia 2 de junho, sexta-feira, das 13h às 18h; e dia 3 de junho, sábado, das 10h às 18h.

Join the discussion One Comment

Leave a Reply