Mesa-redonda: Produção e comercialização de livros no Brasil – 2 de junho de 2017

By 07/06/2017sem categoria

MESA-REDONDA: PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE LIVROS NO BRASIL

MEDIADOR: CLAUDIUS D’ARTAGNAN C. BARROS

PAINELISTAS

OZIRES SILVA: nasceu em Bauru, 8 de janeiro de 1931. É coronel da aeronáutica e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Destaca-se por sua contribuição no desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira. Capitaneou a equipe que projetou e construiu o avião Bandeirante. Liderou, em 1969, o grupo que promoveu a criação da EMBRAER, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo. Deu início à produção industrial de aviões no Brasil. Presidiu a empresa até 1986, quando aceitou o desafio de ser presidente da Petrobras, onde atuou até 1989. Em 1990, assumiu o Ministério da Infraestrutura e, em 1991, retornou à EMBRAER, desempenhando um papel importante na condução do processo de privatização da empresa, concluído em 1994. Também atuou como presidente da VARIG por dois anos. Criou em 2003 a pele nova biotecnologia em Ribeirão Preto, primeiro fruto da Academia Brasileira de Estudos Avançados, empresa focada em saúde humana cuja missão é a pesquisa, desenvolvimento e produção de tecnologias inovadoras na área de regeneração e engenharia tecidual. Ozires silva também faz parte de uma série de conselhos e de associações de classe. Em 18 de novembro de 2008, a Unimonte apresenta à sociedade Ozires como seu novo reitor. É presidente do conselho estratégico da Ânima Educação.

RUDNEI DIAS DA CUNHA: natural de Porto Alegre, 52 anos, é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com doutorado em ciência da computação pela Universidade de Kent em Canterbury, Inglaterra. Entusiasta da aviação militar, mantém desde 1996 o site “História da Força Aérea Brasileira”. É também pesquisador, fotógrafo e escritor de livros aeronáuticos. Membro honorário da Força Aérea Brasileira desde 1997 e detentor das seguintes condecorações: oficial da ordem do mérito aeronáutico, medalha mérito Santos-Dumont, Jambock honorário – distinção concedida pelo veteranos do 1° GAVCA, Pégaso honorário 09 (5° ETA) e elos de uma eterna amizade (1°/14° GAV). Recebeu dois prêmios Santos-Dumont de jornalismo aeronáutico, concedidos pelo INCAER – Instituto Histórico Cultural da Aeronáutica.

LEANDRO CASELLA: natural de Porto Alegre, 44 anos, é pesquisador, fotógrafo, jornalista e escritor aeronáutico. Trabalha na revista Força Aérea desde 1998, onde é atualmente editor. É membro honorário da Força Aérea Brasileira desde 2000 e detentor das seguintes condecorações: medalha mérito Santos-Dumont, Pégaso honorário 08 (5° ETA) e elos de uma eterna amizade (1°/14° GAV). Recebeu seis prêmios Santos-Dumont de jornalismo aeronáutico, concedidos pelo INCAER – Instituto Histórico Cultural da Aeronáutica. Os autores possuem diversos trabalhos e artigos publicados, com destaque para os livros: “já te atendo tchê! – a história do 1°/14° GAV” de 2005); “NORTHROP F-5 no Brasil” de 2011); “CURTISS P-40 no Brasil ” de 2014); “GRUMMAN S-2 no Brasil” de 2016).

CARLOS ROBERTO CARVALHO DARÓZ: é coronel de Artilharia da reserva do Exército Brasileiro, historiador militar, professor e pesquisador. Nascido no Rio de Janeiro, obteve seu bacharelado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras e diplomou-se Mestre em Operações Militares na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Paralelamente à vida militar, desenvolveu sua carreira acadêmica. Com licenciatura em História pela Universidade Salgado de Oliveira, especializou-se em História Militar pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e pelo Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, e, atualmente, é mestrando em História Política do Brasil no Programa de Pós-Graduação da Universidade Salgado de Oliveira. Atuou como professor do Colégio Militar do Recife e pertence à equipe docente dos cursos de pós-graduação em História Militar da Universidade do Sul de Santa Catarina e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. É membro do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, pesquisador do Laboratório de História Militar e Fronteiras da Universidade Salgado de Oliveira e pesquisador associado do Centro de Estudos e Pesquisa em História Militar, da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército Brasileiro. Possui dezenas de artigos e trabalhos na área da História Militar, publicados na Revista do Exército Brasileiro, A Defesa Nacional, Revista Brasileira de História Militar, Revista da Universidade da Força Aérea, Revista Militar do Exército Português, Revista Tiempo y Espacio da Universidad Pedagógica Libertador da Venezuela e outros periódicos especializados. É palestrante frequente de temas relacionados à História Militar, tanto no meio militar, quanto na academia. Autor dos livros Um céu cinzento: a história da aviação na Revolução de 1932, publicado pela Editora da Universidade Federal de Pernambuco, A guerra do açúcar: as invasões holandesas no Brasil, publicado pela Editora da Universidade Federal de Pernambuco e pela Biblioteca do Exército, e O Brasil a Primeira Guerra Mundial-A longa travessia, produzido pela Editora Contexto. Escreveu, ainda, em coautoria, o livro Abrolhos: histórias de um arquipélago oceânico. É editor da Revista do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil e, desde 2009, do Blog Carlos Daróz–História Militar (http://darozhistoriamilitar.blogspot.com.br/).

EDVALDO PEREIRA LIMA: escritor, jornalista, professor universitário, coach de escritores. Doutor em ciências da comunicação pela USP, com pós-doutorado em educação pela universidade de Toronto. Professor aposentado da USP, continua atuando na área acadêmica em curso independente de pós-graduação e cursos livres próprios.  Foi professor-visitante das universidades de Londres, Florença e Antioquia (Medellín, Colômbia). Como jornalista especializado em aviação, foi editor para América Latina de Air Transport World por 27 anos. Como escritor de não ficção, especialista em jornalismo literário e histórias de vidas, desenvolveu seu próprio método de redação espontânea – Escrita Total , publicado em livro com esse mesmo título. É autor de diversos livros para o grande público. Desses, tratam de aviação comercial maestro de voo – Pedro Janot e azul -uma vida em desafios, publicado pela editora Manole, e por trás do Tapete Mágico – histórias da aviação, uma coletânea de suas reportagens, publicada pelo sistema editorial clube de autores.

Leave a Reply