Painel As mulheres no setor aeroespacial – 2 de junho de 2017

By 07/06/2017sem categoria

PAINEL: AS MULHERES NO SETOR AEROESPACIAL

MEDIADOR: FERNANDO FRANCISCO

PAINELISTAS:

MARIANA LUZ: Diretora Superintendente do Instituto Embraer (Brasil), Presidente da Embraer Foundation (EUA), além de responsável global pela área de sustentabilidade da Embraer. Mariana atuou ainda nas áreas de relações institucionais e governamentais da Embraer. Anteriormente a essas posições, Mariana Luz foi representante do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) em São Paulo e Diretora Institucional da entidade no Rio de Janeiro. Em paralelo à atuação no setor privado, Mariana manteve carreira acadêmica, tendo sido sendo Professora dos cursos de graduação e pós-graduação de Relações Internacionais da Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP) em São Paulo, da Universidade Cândido Mendes e da Universidade da Cidade, ambas no Rio de Janeiro. Mariana atua como conselheira e voluntária de organizações da sociedade civil organizada e, em 2015, foi indicada pelo Fórum Econômico Mundial como Young Global Leader. Possui mestrado em História e pós-graduação em Política Internacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá.

THELMA KRUG: Pesquisadora sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Tem doutorado em estatística espacial pela universidade de Sheffield, Inglaterra. Foi coordenadora da área de observação da Terra do INPE, responsável pelas estimativas anuais do desmatamento na Amazônia. Foi secretária adjunto na Secretaria de Políticas e Programas de Ciência e Tecnologia do MCTIC, secretária na Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, e mais recentemente, diretora do departamento de políticas para o combate ao desmatamento, no Ministério do Meio Ambiente. Durante mais de 13 anos representou o Brasil nas negociações na convenção das Nações Unidas sobre mudança do clima, em assuntos relacionados à florestas, uso da terra, inventários de gases de efeito estufa. Tem várias publicações sobre esses temas, tendo desenvolvido também metodologias inovadoras para aplicação no mecanismo de desenvolvimento limpo do Protocolo de Quioto. De 2002 a 2015 presidiu a força tarefa em inventários nacionais de gases de efeito estufa do painel intergovernamental sobre mudança do clima, tendo sido eleita vice-presidente do painel em 2015, com mandato até 2022.

COMANDANTE LUCIANA CARPENA MEDEIROS: Bacharel em Direito pela Universidade Ibirapuera em 2005 fez Especialização em Segurança de Voo e Aeronavegabilidade Continuada no ITA em 2009. Foi comandante na TAM por 12 anos. Formação Acadêmica: Universidade Ibirapuera – Bacharel em Direito (12/2005). ITA Especialização em Segurança de Voo e Aeronavegabilidade Continuada (12/2009). Profissional: TAM Linhas Aéreas – Comandante ATR -600 desde 2010. Diretora da pasta de Formação Sindical, no Sindicato Nacional dos Aeronautas.

MARINA RIBEIRO: Formada Bacharel em aviação civil pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Safety pelo ITA mm 2015. Fez cursos de (Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional) em 2015 pela ANAC. Human Factors (Crew Resources Management) RM 2016 e Small Unmanned Aircraft Systems em 2017 pela Embry-Riddle Aeronautical University. Atualmente está fazendo curso de piloto privado no Aeroclube de São José com 40 horas já voadas em Cessna 150/152.

 

SOLANGE GALANTE DE JESUS: Bacharel em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero e jornalista especializada em aviação desde 1995 já escreveu para diversas publicações na área (revistas Aero Magazine, Aviação em Revista, Avião Revue, Asas e Flap Internacional e Asas, entre outras), bem como mantém o Blog www.caixapretadasolange.blogspot.com.br. Conquistou nove vezes o primeiro lugar do Prêmio Santos Dumont, quatro vezes o mesmo prêmio em segundo lugar, e ainda conquistou uma Menção Honrosa do Prêmio SAE, uma vitória do Prêmio ABEAR e uma vitória do Prêmio ANAC 10 Anos, todos de Jornalismo. Publicou em 2015 a obra não-ficção “Nas Asas do Líder – Biografia Oficial do Coronel Braga”, e, em 2016, o romance “A Ás”. Sua primeira reportagem profissional foi “Mulheres na Cabine de Comando” (1996) e, deste então, procura se manter atenta ao trabalho das mulheres na área.

MAJOR THAIS FRANCHI CRUZ: Engenheira eletrônica formada pelo ITA, em 2001, ocupa o posto de major engenheiro no comando da aeronáutica desde agosto de 2014. Em 2002, fez curso de ensaios em voo como engenheira de provas na modalidade de aviões, no IPEV. Em 2005 fez curso de preparação de instrutores de voo, no COMGAR. Em 2014 fez curso de aperfeiçoamento de oficiais pela escola de aperfeiçoamento de oficias da aeronáutica e especialização lato sensu em gestão publica e emprego da força aérea pela UNIFA – Universidade da Força Aérea. No IPEV ocupou os cargos de engenheira de ensaios em voo de 2003 a 2012 e instrutora do XXIII curso de ensaios em voo em 2013. No IFI ocupou o cargo de chefe da subdivisão de sistemas aeronáuticos da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial de 2014 até recentemente quando assumiu o cargo de chefe da subdivisão de engenharia de certificação da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial do IFI – instituto de fomento e coordenação industrial. Possui mais 500 horas de voo em 32 tipos de aeronaves diferentes com destaque para tucano, Super Tucano, AMX, Hercules c-130, Legacy 500, f-5, f-16, f-18 e o mais novo avião cargueiro da Embraer, o KC390.

Fotos: João Teodoro

 

 

Leave a Reply