Painel: Pilares do desenvolvimento aeronáutico – 3 de junho de 2017

By 07/06/2017sem categoria

PAINEL: PILARES DO DESENVOLVIMENTO AERONÁUTICO – INDÚSTRIA, ENSAIOS EM VOO, CERTIFICAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E EXPERIÊNCIAS DA AVIAÇÃO COMERCIAL

MEDIADOR: PROF. DONIZETI DE ANDRADE, PhD – DCTA/ITA, Professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), engenheiro de aeronáutica (ITA, 1983), mestre em engenharia aeronáutica (ITA, 1987), Master of Science in Aerospace Engineering (Georgia tech 1992), Doctor of Philosophy (Ph.d.) (Georgia tech 1992), Aviation Safety Specialist (University of Southern California 2002), MBA (ITA-ESPM 2003). Responsável pela concepção e implementação e coordenador executivo dos cursos de especialização e de mestrado profissional em segurança de aviação e aeronavegabilidade continuada do ITA. Membro efetivo da comissão de especialistas para a reforma do código brasileiro de aeronáutica junto ao Senado Federal (junho 2015 a abril 2016).

PAINELISTAS

Cel. Av. CÉSAR AUGUSTO O’DONNELL ALVÁN: aviador pela Academia da Força Aérea (AFA), Engenheiro Mecânico-Aeronáutico e Mestre em Engenharia de Produção pelo ITA. Atuou, durante 7 anos, como piloto da Aviação de Ataque e, durante 10 anos, em funções no IFI relacionadas ao Fomento Aeroespacial, tais como a Chefia do Núcleo de Inovação Tecnológica, a Chefia da Divisão de Desenvolvimento Industrial e a Vice-Direção do IFI. Atualmente, é o Diretor do IFI.

 

Cmte. LUIZ OTÁVIO CRISTO CABRAL: formado em ciências aeronáuticas, especialista em segurança de voo e aeronavegabilidade continuada pelo ITA e, atualmente, cursando o Mestrado na mesma instituição. Participou de diversos fóruns no Brasil e no exterior quando atuou como diretor brasileiro da IFALPA – The International Federation of Air Line Pilots’ Associations no biênio 2015/2016. Atualmente trabalha como comandante da família A32F na subsidiária brasileira da LATAM Airlines, desenvolvendo também o trabalho frente à diretoria de Ensino e Pesquisa da ABRAPAC – Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil.

Dr. CELSO BRAGA DE MENDONÇA: engenheiro formado, mestrado e doutorado pelo ITA. Recebeu os prêmios CAPES e ABCM como melhor Tese de Doutorado na área de engenharia em 2006. Trabalhou no CTA/IAE no projeto VLS. Trabalha na Embraer desde 2001, inicialmente coordenando projetos de desenvolvimento tecnológico relacionados a aplicações em ensaios em voo. Atualmente coordena a Engenharia de Ensaios em voo da aviação comercial da Embraer, responsável pela produção e suporte da família Embraer 170 e 190, e pela campanha de ensaios em voo de desenvolvimento e de certificação da família E2.

Cap. Eng. JOÃO OTÁVIO FALCÃO ARANTES, M.C.: capitão Engenheiro da Força Aérea Brasileira. É formado em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mesmo Instituto em que concluiu o Mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica, na área de Mecânica do Voo. Possui trabalhos publicados nesta área em revistas e fóruns internacionais. É formado ainda no Curso de Ensaios em Voo, pelo, atualmente, Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV). Trabalhou como engenheiro de ensaios em diversos programas militares e foi instrutor, durante 6 anos, do Curso de Ensaios em Voo. Atualmente é Chefe da Seção de Ensaios em Voo, da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA) do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).

Cel. Av. ROBERTO FERNANDEZ ALVES: formado oficial aviador pela AFA Academia da Força Aérea, fez curso de aperfeiçoamento de oficiais pela escola de aperfeiçoamento de oficiais. Na ECEMAR fez curso de comando e estado-maior e de política e estratégia aeroespaciais. Possui MBA em gestão de projetos, tecnologia da informação e política e estratégia No CENIPA fez curso de segurança de voo, na USAF curso de investigação de motores a jato e curso de segurança de voo – Embry-riddle Aeronautical University. Fez curso avançado de investigação de acidentes aeronáuticos na Cranfield University, nos Estados Unidos. Ocupou os cargos de oficial de segurança de voo do 1º/6º GAV; chefe da SIPAA da Base Aérea do Recife; instrutor de voo da Academia da Força Aérea; chefe da subseção de aviação militar da SAP/CENIPA; chefe da seção de investigação de acidentes aeronáuticos do SERIPA6; chefe do SERIPA 6; chefe da divisão administrativa da comissão aeronáutica brasileira na Europa; chefe da divisão de supervisão e controle do CELOG e chefe da divisão de formação e aperfeiçoamento do CENIPA. Possui mais de 3.500 horas de voo e atualmente ocupa o cargo de vice-chefe do CENIPA Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

Fotos: João Teodoro

Leave a Reply