Palestra: A tecnologia espacial e o desenvolvimento do Brasil

By 16/05/2017Notícias, Palestras

Grande parte da população ainda não tem consciência de que os esforços e investimentos em Ciência e Tecnologia são fundamentais para a produção de recursos e sistemas capazes de melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas e rurais, proteger o meio ambiente e garantir a soberania do Brasil.

Quando se fala em tecnologia espacial e construção de satélites e foguetes, essa compreensão fica ainda mais difícil. É este o tema da palestra “A exploração espacial – aplicabilidade, satélites e a sua importância para o desenvolvimento do Brasil”, que será ministrada pela dra. Leila Maria Garcia Fonseca, coordenadora-geral de Observação da Terra do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).  A dra. Leila vai apresentar resultados dos programas desenvolvidos pelo INPE e seu impacto no cotidiano das pessoas e no futuro do país.

A apresentação vai acontecer no dia 3 de junho, sábado, das 10h às 11h, no V Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação – Fomento à Cultura Aeroespacial.

Reconhecimento
Desde sua primeira edição, o Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação organizado pela APVE enfatiza a importância da disseminação das informações produzidas pelo setor aeroespacial e promove o reconhecimento de escritores e jornalistas especializados, que tão bem fazem esse trabalho.

Aberto à comunidade, o Encontro expõe um grande número títulos e reúne jornalistas, escritores e especialistas das áreas de Aviação e Espaço, que ficam em contato direto com o público.

Inpe

Instalações do Inpe, em São José dos Campos: tecnologia aplicada em pesquisas impacta o desenvolvimento do país 

 

SERVIÇO

O que: palestra “A exploração espacial – aplicabilidade, satélites e a sua importância para o  desenvolvimento do Brasil”
Quem: Dra. Leila Maria Garcia Fonseca, coordenadora-geral de Observação da Terra – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Onde: V Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação, na APVE, Alameda Cândido Marciano Leite, 88, em São José dos Campos (SP)
Quando: 3 de junho, sábado, das 10h às 11h


Quem é a Dra. Leila Maria Garcia Fonseca

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1983), Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1988) e Doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1999).
Atualmente é tecnologista sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e chefe da Coordenação-Geral de Observação da Terra (OBT) do INPE (2013-2017). Foi pesquisadora visitante da Universidade de Santa Barbara, California (1994-1995, 1997). No período 2011-2013 foi chefe da Divisão de Processamento de Imagens. É membro do corpo docente titular dos Programas de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto e Computação Aplicada do INPE. É consultora ad-hoc FAPESP e membro do corpo editorial da revista Boletim de Ciências Geodésicas. Participa do Programa CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres).Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Digital de Imagens, atuando principalmente nos seguintes temas: aplicações em sensoriamento remoto, avaliação e correção radiométrica de imagens de satélites, análise multirresolução e multitemporal, análise de imagens baseada em objetos e mineração de dados.


 

Leave a Reply