Professora Valderez Fraga vai lançar ‘ITA – Desenvolvimento Organizacional e Humano em Tecnologia e Inovação’ no VI Encontro

O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), de São José dos Campos, é o foco do mais novo livro da professora Valderez Ferreira Fraga, que será lançado no VI Encontro da Cultura Aeroespacial – Escritores e Jornalistas, no dia 20 de outubro. O evento acontece junto com o Portões Abertos do DCTA 2018, com entrada gratuita.

Resultado de um excelente trabalho de pesquisa da professora Valderez Ferreira Fraga, o livro “ITA – Desenvolvimento Organizacional e Humano em Tecnologia e Inovação” revela a base do processo educacional adotado pela instituição. A obra é imprescindível para quem deseja entender o sucesso do Modelo Iteano e a chamada ‘Disciplina Consciente’.

“Ao longo de quase 70 anos de existência, o ITA se sente honrado com esta publicação. Nossa escola é um modelo de sucesso que tem formado cerca de 8 mil engenheiros que fazem a diferença para o desenvolvimento nacional. Além da formação de mestres e doutores, que tem engrossado as fileiras da pesquisa tecnológica em nível nacional e internacional. Agradecemos à professora Valderez Ferreira Fraga por tão brilhante trabalho de catalogação, busca de depoimentos e consolidação de um legado histórico que precisa ser repercutido e utilizado como estímulo e motivação às futuras gerações”, disse o professor Anderson Ribeiro Correia, reitor do ITA

O ex-reitor e ex-professor do ITA Euclides Fernandes ressalta que a vivência de Valderez no Instituto contribuiu para uma visão ampla do Modelo Iteano.

“[O livro] Explora os embasamentos do modelo, analisando ‘valores fundamentais’, como a ‘disciplina consciente’, diferenciando-a do tradicional Código de Honra. Baseia-se em sua vivência quando coordenou o desenvolvimento organizacional e humano, com essencial formação profissional e dedicação à educação/pesquisa. Recomendo especialmente aos iteanos que, com certeza, irão completar-se (não se surpreender) e, talvez, alguns venham a se redescobrir”, disse Fernandes.

Sobre o  VI Encontro da Cultura Aeroespacial
O  VI Encontro da Cultura Aeroespacial reunirá 30 jornalistas, escritores e editores, que vão expor um vasto acervo de literatura especializada e lançar obras inéditas.  Nos estandes, os visitantes poderão encontrar livros sobre aviação civil e militar, biografias de profissionais que se destacaram na área e obras com fotografias aéreas impressionantes, entre outras.

Nesta sexta edição, o Encontro da Cultura Aeroespacial tem como tema principal os 50 anos do primeiro voo do protótipo do Bandeirante, avião que deu origem à Embraer. O coronel Ozires Silva, líder do projeto, e outros profissionais pioneiros que participaram do desenvolvimento do primeiro avião brasileiro serão homenageados.

Serviço

VI Encontro da Cultura Aeroespacial – Escritores e Jornalistas
Onde: Portões Abertos do DCTA 2018, ao lado do Aeroporto de São José dos Campos
Quando: 20 de outubro, das 9h às 17h
Entrada: Gratuita
Informações: Portal Cultura Aeroespacial 

 

 

Leave a Reply