VI Encontro da Cultura Aeroespacial acontece neste sábado, em São José, com venda e lançamento de livros sobre aviação

Evento acontece junto com o Portões Abertos DCTA 2018, com shows aéreos e exposição de aeronaves

 

Visitantes circulam por estandes de livros do V Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação, realizado em 2017

O Hangar Cultural promove no dia 20 de outubro, das 9h às 17h, o VI Encontro da Cultura Aeroespacial, em São José dos Campos. O evento reunirá 30 jornalistas, escritores e editores, que vão expor, lançar e vender livros especializados em aviação.

Este ano, o Encontro acontece junto com o Portões Abertos do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), com shows aéreos, exposição de aeronaves e praça de food truck. A entrada é livre para todas as faixas etárias e o acesso é pela Avenida Brigadeiro Faria Lima, ao lado do Aeroporto de São José dos Campos.

Nos estandes do VI Encontro da Cultura Aeroespacial, os visitantes poderão encontrar livros sobre aviação civil e militar, biografias de profissionais que se destacaram na área e obras com fotografias aéreas impressionantes, entre outras.

Nesta sexta edição, o evento tem como tema principal os 50 anos do primeiro voo do protótipo do Bandeirante, avião que deu origem à Embraer. O coronel Ozires Silva, líder do projeto, e outros profissionais pioneiros que participaram do desenvolvimento do primeiro avião brasileiro serão homenageados.

Coronel Ozires Silva está entre os homenageados dos 50 anos do primeiro voo do Bandeirante

Participações e lançamentos 

Entre os seis lançamentos já confirmados no VI Encontro da Cultura Aeroespacial, está a mais recente obra da escritora Rita Elisa Seda “O sonho tem asas – O visionário Carlos Gonçalves“, publicada pela JACursino Editores.  A obra foi feita em parceria com Vilma Gonçalves, viúva do engenheiro que idealizou e construiu o Uirapuru, primeiro avião brasileiro exportado.

Também serão lançados no evento os livros “Bruxas da Noite – As aviadoras Soviéticas na Segunda Guerra Mundial“, de Ana e Carlos Daróz, publicado pela Somos Editora; “1964, Precursores da Academia da Força Aérea“, do coronel Cláudio Passos Calaza e Hermelindo Lopes Filho; “ITA – Desenvolvimento  Organizacional e Humano em Tecnologia e Inovação“, de Valderez Ferreira Fraga, da Appris Editora; “Eu vi, eu vivi, eu estava ali…“, de Luiz Torello, pela Tachion Editora; e “Serie Aerolineas n° 12 DH-106 Comet IV“, de Jorge Nuñez Padin, pela Australis Editora.

Além das editoras e escritores acima, estão confirmadas as presenças de Brigadeiro Nelson de Souza Taveira, Carlos Spagat, Coronel Ozires Silva (a partir das 13h), Cesar Rodrigues, Ciro Bondesan, Cláudio Lucchesi, Comandante Luiz Carlos Fernandes de Souza, Dr. Flávio Flores da Cunha Bierrenbach, Flávio Lins de Barros, Hélcio Estrella, Hélio Higuchi, Incaer (Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica), João Tilki, Lucita Briza, Luiz Munaretto, Mauro Lins de Barros, Mauro Godoy, Marisa Lucchiari Nunes, Paulo Fernando Kasseb, Ronaldo Olive, Rubens Heredia (Museu 14 BIS) e Rui Gonçalves.

 

Serviço

VI Encontro da Cultura Aeroespacial – Escritores e Jornalistas
Onde: Portões Abertos do DCTA 2018, ao lado do Aeroporto de São José dos Campos
Quando: 20 de outubro, das 9h às 17h
Entrada: Gratuita
Informações: Portal Cultura Aeroespacial  

Leave a Reply